01/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
O aluno deverá perceber que o mote da sala de aula é a leitura, o texto, a literatura.
O aluno mais que aprender vai internalizar um gosto prazeroso pela leitura pelo livro.
O aprendizado vai acontecer a partir da literatura. Para que a sala de aula tenha esse tom ela deve ser fruto das escolhas e produções dos alunos. Eles devem ser os autores e co-autores dos espaços onde vão atuar.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
• Proposta de um Troca- Troca de livros
• Não há obrigação de levar os livros
• A cobrança dos livros é feita na base da confiança
• Alunos em semicírculo
• Criar legenda e as cores correspondentes
Atividade 1:
A partir da montagem do gráfico e dos livros que foram colocados na estante, a professora vai propor um Troca – Troca de livros. O aluno poderá levar o livro para casa e ficar até uma semana com ele, caso necessário depois de uma semana o aluno poderá alugá-lo novamente. Na proposta inicial essa atividade aconteceria uma vez por semana, na aula de Língua Portuguesa. Caso seja muito apreciada pelos alunos, passará a ocorrer diariamente.
O controle dos livros é muito simples. Baseado na confiança. O aluno que ficar muito envolvido com a atividade , normalmente, não esquece de trazer o livro na data marcada. Quando ocorrer do aluno esquecer, o professor deverá lembrá-lo com vistas a construir o hábito de cumprir com as tarefas combinadas oralmente, criando assim a noção de responsabilidade.
Importante: O aluno não é obrigado a levar livro ele só leva se desejar. ( mesmo os alunos com menos interesse pela leitura acabam se envolvendo nesta atividade).
É importante ressaltar que essa atividade também está envolvendo a matemática com leitura e análise do gráfico.
Atividade 2:
Legenda para o gráfico. Sentados em semicírculo a professora fará a proposta da montagem de uma legenda para o gráfico usando palavras e cores. Com isso os alunos, ao lerem o gráfico, terão o resultado dos livros mais apreciados pela turma, o que a turma menos gostou e as variações que ocorrem pelo gosto, interesse e entendimento de cada um pela leitura de um determinado livro. Importante é que toda a legenda é criada pelo grupo. Pode-se usar várias estratégias a que eu sempre uso é por sugestões dos nomes pelos alunos e a votação.
Observe as legendas abaixo criadas por uma turma de quarto ano.
Atividade 3
Quando o aluno escolher um livro da estante de livro, ou ouvir quando um aluno ou o professor contar uma das histórias que fazem parte da estante em seguida o aluno deverá, como procedimento final da atividade, pintar o gráfico de acordo com a legenda. Criada pelos próprios alunos como forma de uma outra modalidade de escrita e leitura.
Através de uma conversa de grupo sobre a atividade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!