Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Troca – Troca e Criação da legenda para o gráfico dos livros.

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá perceber que o mote da sala de aula é a leitura, o texto, a literatura.
O aluno mais que aprender vai internalizar um gosto prazeroso pela leitura pelo livro.
O aprendizado vai acontecer a partir da literatura. Para que a sala de aula tenha esse tom ela deve ser fruto das escolhas e produções dos alunos. Eles devem ser os autores e co-autores dos espaços onde vão atuar.

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

• Proposta de um Troca- Troca de livros
• Não há obrigação de levar os livros
• A cobrança dos livros é feita na base da confiança
• Alunos em semicírculo
• Criar legenda e as cores correspondentes

Atividade 1:


A partir da montagem do gráfico e dos livros que foram colocados na estante, a professora vai propor um Troca – Troca de livros. O aluno poderá levar o livro para casa e ficar até uma semana com ele, caso necessário depois de uma semana o aluno poderá alugá-lo novamente. Na proposta inicial essa atividade aconteceria uma vez por semana, na aula de Língua Portuguesa. Caso seja muito apreciada pelos alunos, passará a ocorrer diariamente.
O controle dos livros é muito simples. Baseado na confiança. O aluno que ficar muito envolvido com a atividade , normalmente, não esquece de trazer o livro na data marcada. Quando ocorrer do aluno esquecer, o professor deverá lembrá-lo com vistas a construir o hábito de cumprir com as tarefas combinadas oralmente, criando assim a noção de responsabilidade.

Importante: O aluno não é obrigado a levar livro ele só leva se desejar. ( mesmo os alunos com menos interesse pela leitura acabam se envolvendo nesta atividade).
É importante ressaltar que essa atividade também está envolvendo a matemática com leitura e análise do gráfico.


Atividade 2:

Legenda para o gráfico. Sentados em semicírculo a professora fará a proposta da montagem de uma legenda para o gráfico usando palavras e cores. Com isso os alunos, ao lerem o gráfico, terão o resultado dos livros mais apreciados pela turma, o que a turma menos gostou e as variações que ocorrem pelo gosto, interesse e entendimento de cada um pela leitura de um determinado livro. Importante é que toda a legenda é criada pelo grupo. Pode-se usar várias estratégias a que eu sempre uso é por sugestões dos nomes pelos alunos e a votação.
Observe as legendas abaixo criadas por uma turma de quarto ano.

Atividade 3

Quando o aluno escolher um livro da estante de livro, ou ouvir quando um aluno ou o professor contar uma das histórias que fazem parte da estante em seguida o aluno deverá, como procedimento final da atividade, pintar o gráfico de acordo com a legenda. Criada pelos próprios alunos como forma de uma outra modalidade de escrita e leitura.

Avaliação

Através de uma conversa de grupo sobre a atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.